Biblioteca do Conjunto das Químicas Wiki
Advertisement

O site e os perfis de mídias sociais da Biblioteca do Conjunto das Químicas estão inseridos num esforço que vem atender a demanda recente pela inserção no mundo virtual e no contexto da web 2.0. Além da homepage[1], a Biblioteca também possui perfis e páginas nas seguintes ferramentas online: Facebook[2], Twitter[3], Instagram[4], Issuu[5], Wiki[6], Podteca[7], Pinterest[8], Whatsapp[9] e YouTube[10].

Site[]

Homepage da Biblioteca do Conjunto das Químicas. Note-se no canto inferior direito o botão para o chat online.

A atual página da Biblioteca do Conjunto das Químicas na internet, inaugurada em 2013, veio em substituição à página já existente, porém em visual moderno e desenhada conforme as necessidades do seu público-alvo.

Na página inicial já é possível se ter um panorama dos principais catálogos e bases de dados utilizados pela sua comunidade de usuários, além de serviços online disponibilizados pela própria biblioteca e outros serviços e informações como: notícias, histórico, equipe, novas aquisições de livros, etc, tudo organizado para a consulta ágil e acessível.

Exemplo de janela de chat presente em nosso site.

Chat[]

No canto inferior direito da página há o botão de "Atendimento online", onde o usuário que desejar atendimento em

tempo real pode iniciar um chat com os funcionários do atendimento. Quando este serviço está fora de seus horários de atendimento, o botão reconfigura-se para envio de e-mails que são enviados à mesma equipe e respondidos tão logo quanto possível.

Facebook[]

Página do Facebook

Visando um contato mais próximo com seu público, a Biblioteca criou uma página na rede social Facebook, que é a rede social mais bem sucedida mundialmente na atualidade. Nesta página é compartilhado conteúdo voltado às áreas de conhecimento da comunidade de usuários da Biblioteca. Por seu perfil dinâmico, muitas notícias e informações são veiculadas neste canal, que também funciona como mais uma ferramenta de contato dos usuários com a instituição.

Vista do Twitter da Biblioteca

Twitter[]

O Twitter da Biblioteca está vinculado à sua página do Facebook, reverberando as postagens desta última, porém em formato reduzido, como é próprio deste microblog.

Instagram[]

Esta rede social foi elencada pela nossa Seção Técnica Referência e Circulação como sendo especialmente voltada para divulgação de conteúdo informativo próprio e replicado, variando da natureza comum aos perfis no Facebook e Twitter, voltados à propagação de notícias e novidades.

Issuu[]

Esta é uma ferramenta onde estão inseridos alguns dos trabalhos desenvolvidos pela Biblioteca, tais como folders ou manuais, que podem ser lidos em forma de e-book.

Página do Issuu da Biblioteca

Wiki[]

Tela inicial da Wiki da Biblioteca

A Wiki de nossa biblioteca visa construir um ambiente colaborativo aos moldes de uma enciclopédia, porém tendo como assunto a própria Biblioteca do Conjunto das Químicas. Utilizando o site Fandom (antigo Wikia) como base, esta página congrega em si grande interatividade, pois todos os usuários membros desta comunidade podem inserir e modificar novos itens e dados, zelando também pela veracidade das suas informações.

Podteca[]

Um canal de podcasts que visa agregar informações e conteúdos relativos às áreas de interesse da Biblioteca do Conjunto das Químicas, no formato de entrevistas, tutoriais, informativos, programas e mais. Podcast é um formato de mídia baseado em áudio, tal qual um programa de rádio, porém gravado e transmitido via web.

O Podteca está presente em vários aplicativos de podcast, tais como: Anchor, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Breaker, Pocket Casts, Castro, entre outros.

Pinterest[]

É onde ficam os registros fotográficos da vida de nossa biblioteca. Eventos, acontecimentos, ocasiões especiais, imagens do acervo e da estrutura, e outras imagens que fazem parte do vasto cotidiano desta que é uma das maiores bibliotecas de suas áreas.

Whatsapp[]

Mensageiro eletrônico onde podem ser tiradas dúvidas e solicitados serviços e informações, bem como recebimento de divulgações pertinentes através de lista de transmissão.

YouTube[]

Produções de vídeo de conteúdo variado, geralmente informativo e educacional, também estão presentes no rol de produtos em redes sociais oferecidos pela Biblioteca do Conjunto das Químicas.

Referências[]

Advertisement